Glândulas mamarias em Homem - Ginecomastia
Quando se fala em seios grandes, geralmente nos referimos ao sexo feminino, onde essa característica é bastante atraente e desejável. Porém, quando nos deparamos com aumento dos seios na população masculina, essa condição está geralmente associada a vergonha e grande constrangimento social.
A ginecomastia , termo médico para o aumento das mamas em homens, é mais comum do que se pensa. Estima-se que a ginecomastia afete até 40% dos homens, em uma ou ambas as mamas. Geralmente, a ginecomastia está relacionada a um desequilíbrio hormonal, onde há um aumento da produção de estrogênio e diminuição da produção de testosterona. Embora certas drogas ( ex: esteróides anabolizantes como durateston e winstrol; maconha, espironolactona, etc) e condições médicas ( ex: cirrose hepática, desordens hormonais ) possam contribuir para o aparecimento da ginecomastia masculina , na maior parte dos casos de ginecomastia não se observa uma causa ginecomastia identificável ( “ginecomastia idiopática”).
Câncer de Mama em Homens
Para cada 100 casos de câncer de mama em mulheres, existe um em homem. Embora seja bem mais raro entre o sexo masculino, a doença é um risco para pacientes menos preocupados com a qualidade de vida e histórico familiar. O maior motivo de detecção da doença em estágio avançado é o preconceito e a falta de conscientização sobre a importância da realização dos exames de rotina. A demora no diagnóstico também dificulta o tratamento do câncer de mama em homens. A princípio, o que parece um caroçinho pequeno pode ser interpretado por médicos como um caso de ginecomastia, ouseja, crescimento benigno das mamas. O principal sintoma do câncer de mama no homem é o aparecimento de nódulo indolor na região da auréola, (bico do peito), onde o tecido mamário se concentra, podendo provocar coceira e irritação.
Geralmente o tumor é percebido pelo próprio paciente ou sua parceira. Junto com o aparecimento do nódulo, é comum haver queixas de descarga mamilar e sinais de disseminação local como retração do mamilo e ulcerações.
Câncer de mama também em outros animais, isso não é exclusivos de homens e mulheres.
bjs meus queridos alunos.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAs glandulas mamárias são glândulas exócrinas cuja função primordial é a produção de leite para nutrir o recém-nascido. Estas estruturas são exclusivas dos mamíferos, e possuem uma estrutura de ramificação mais complexa do que a das demais glândulas da pele. Ambos os sexos as possuem, embora nos machos, seu desenvolvimento cesse antes mesmo da puberdade.
ResponderExcluirElas apresentam diversas características básicas em comum com as glândulas apócrinas e sebáceas: estrutura, distribuição no corpo e composição química da secreção. A evolução das glãndulas mamárias pode ter ocorrido com a formação de um novo tipo de glândula da pele, a qual continha propriedades de glândulas apócrinas e de sebáceas; embora se pareçam com os outros dois tipos de glândulas, as mamárias não podem ser completamente equivalentes a qualquer uma das duas.
GUILHERME SANTOS DE CARVALHO
6º SERIE B
Quando se fala em seios grandes, geralmente nos referimos ao sexo feminino, onde essa característica é bastante atraente e desejável. Porém, quando nos deparamos com aumento dos seios na população masculina, essa condição está geralmente associada a vergonha e grande constrangimento social....O sonho deles é ficar com o corpo todo em cima, durinho. Mas aí, os hormônios jogam contra e pregam uma peça: desenvolvem excessivamente a região mamária, normalmente com formato feminino.
ResponderExcluirO nome dado a essa alteração é ginecomastia e ela ocorre normalmente nas fases de mudanças hormonais do homem (infância, adolescência e velhice) sem que isso esteja ligado diretamente a uma doença.
Mas além dos hormônios, o uso excessivo de álcool ou drogas (incluindo aí os anabolizantes e esteróides) pode resultar no problema. Na adolescência, gera bastante constrangimento, podendo acarretar em dificuldades ainda maiores, psicológicas e de auto-estima. O mais indicado, então, é a cirurgia de correção, que visa remover gordura ou tecido glandular das mamas...
GUILHERME SANTOS DE CARAVLHO
6º SERIE B
Ginecomastia é o nome dado ao crescimento das mamas nos homens devido a patologias, geralmente associadas a desequilíbrios hormonais. Ginecomastia leve é considerada característica normal em meninos no começo da adolescência.
ResponderExcluirIzabelle Cristine
6ª Serie B
quero meu ponto.
ResponderExcluirpostei um cometario.
ass:thiago de lima
A ginecomastia é o desenvolvimento de glândulas mamárias excessivamente grandes em homens, resultando no aumento do peito.Pode ser causada por anabolizantes ou pode ser génetico.O câncer de mama masculino representa 1 em cada 100 feminino.A falta de concientização e precon- ceito dos homens da importância da detecção e tratamento do câncer de mama tem sido a principal causa de morte. Larissa Beatriz 6ªA
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirGinecomastia é o desenvolvimento excessivo das mamas dos homens devido a patologias, causadas por hormônios. Considerada característica normal em meninos no começo da adolescência, é chamada Ginecomastia leve. A ginecomastia é causada por um crescimento excessivo no tecido da região mamária masculina e ocorre nas fases de mudanças hormonais do homem.
ResponderExcluirIsabelle Virgínia 6ª série A
Interessante as reportagens,pois elas alertam que pode existir sim,câncer de mama em homens,e tem que acabar com o preconceito de que ele só existe em mulheres,que não precisa fazer exame desse tipo neles...Porque,embora seja bem mais rara no sexo masculino,ela pode ocorrer,trazendo más consequências ao portador.
ResponderExcluirAchei muito interessante as postagens,Pois elas nos alerta que o câncer de mama pode ocorrer em homens,oque eu não sabia.
ResponderExcluirA ginecomastia é o desenvolvimento de glândulas mamárias excessivamente grandes em homens, resultando no aumento do peito.Pode ser causada por anabolizantes ou pode ser génetico.O câncer de mama masculino representa 1 em cada 100 feminino.
professora no simulado de ciencias tinha uma questao no qual as respostas corretas estavam repetidas,entao Penha mandou nao marcar nenhuma e escrever atrás a justificativa.
ResponderExcluirAriadne Kallyne
c.v.i
6ªsérir A